fbpx

Valorização das merendeiras

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A profissão de merendeira (cozinheiras escolares) é vista com muito carinho e afeto por todos que passaram pelas escolas públicas da cidade do Rio: as tias da merenda sempre têm um sorriso e um conselho para dar. Além de cozinhar a alimentação escolar, as merendeiras exercem importante função no processo pedagógico que é realizado nos refeitórios, em busca de uma segurança alimentar e da valorização do Programa de Alimentação Escolar. Por isso, é importante reconhecer todos que estão nas cozinhas de nossas escolas como educadoras.

A falta de concursos públicos e a terceirização dos profissionais tem levado a categoria à extinção. Além deste cenário, as péssimas condições de trabalho, o assédio moral e as doenças laborais resultam em um grande número profissionais readaptadas e aposentadas por invalidez.

Nosso mandato acredita que a valorização dos profissionais da cozinha das escolas se dá pela imediata convocação de novos concursos públicos e o fim da terceirização em nossos refeitórios, a diminuição de refeições por cozinheiras, o estabelecimento de uma política institucional de combate ao assédio moral e prevenção de doenças do trabalho.

Só acreditando que o espaço da alimentação escolar também é um espaço essencialmente pedagógico é que podemos reestruturar nossos refeitórios e cozinhas e valorizar os trabalhadores que ali atuam.

Nosso mandato não só acompanha a luta das merendeiras da rede municipal como também atua na construção de um orçamento público que garanta melhores condições de trabalho nas cozinhas. Apresentamos uma emenda aditiva à Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de 2021 na tentativa de melhorar os equipamentos/ infraestrutura das cozinhas como iluminação, ventilação, reestruturação e manutenção que garantam boas condições no preparo e armazenamento das refeições para garantir salubridade para as cozinheiras e corpo discente.

Nosso compromisso com as cozinheiras escolares continua!

#RenatoCinco50555

Ajude nossa campanha

Nossa campanha é totalmente pelas redes, faça parte!

Mais notícias

CUIDAR TAMBÉM É TAREFA DE PAI

No Rio, a Emenda à Lei Orgânica 27/2017, de autoria de Renato Cinco, ampliou a licença-paternidade para 20 dias A luta pela igualdade de gênero

TODA MULHER MERECE UMA DOULA

No Rio de Janeiro, a presença de doulas em hospitais é permitida por lei de Renato Cinco Ainda estamos em luta para que as mulheres

Quer ajudar mais?

entre em contato com a gente